sexta-feira, 31 de julho de 2009

Brasil embarca neste domingo para mundial

Os judocas da seleção juvenil já embarcam neste domingo (2) fazendo história. A equipe viaja para Budapeste, na Hungria, onde disputa a partir de quinta-feira (6) a primeira edição do Campeonato Mundial Juvenil (Sub 17). O evento será classificatório para os Jogos Olímpicos da Juventude, em 2010. O embarque do Brasil será às 21h35min (TAM) no Aeroporto Internacional de Guarulhos (SP).

A seleção brasileira é formada por judocas de cinco estados diferentes: Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Paraíba e Piauí. Antônio Silva (-50kg), Mike Chibana (-55kg), Matheus Garcia (-60kg), Ricardo Serrão (-73kg), Henrique Silva (-81kg), Delan Monte (-90kg), Bianca Lima (-40kg), Gabriela Chibana (-44kg), Nathalia Castelan (-48kg), Flávia Gomes (-57kg), Fernanda Peinado (-63kg), Tainá Nery (-70kg) e Samanta Soares (+70kg).

Antes do embarque a equipe fez três dias de treinamento intensivo em São Paulo “A expectativa é muito grande para o Mundial. Claro que existe uma ansiedade, principalmente pelos grandes resultados que o judô brasileiro vem conquistando nos últimos tempos. Tenho certeza que quando as adversárias perceberem que vão lutar contra uma brasileira, vão ter mais respeito", diz Fernanda Peinado, da categoria até 63kg.
treino da seleção sub-17, em ~São Paulo

A judoca, bicampeã pan-americana, acredita que o país pode medalhar no Mundial "Sinto que temos totais condições de conquistar vitórias importantes e subir ao pódio. Somos um grupo muito unido e esta reta final de treinamento serviu para lapidar o que trabalhamos até aqui", afirma Fernanda.

Para Flávia Gomes (-57kg), a pressão de ser reconhecida como uma brasileira da mesma categoria da medalhista olímpica Ketleyn Quadros e da campeã mundial júnior Rafaela Silva não é um problema.

"Estou um pouco nervosa por se tratar de um mundial e ter a responsabilidade de fazer parte do primeiro grupo que disputará o torneio. Sei que existe esta expectativa dos outros países com relação ao judô brasileiro, mas acredito que estamos treinados e podemos ir bem no Mundial. É uma experiência única e estou muito feliz", afirma Flávia.

A delegação será chefiada pelo coordenador de categorias de base da Confederação Brasileira de Judô, Luiz Romariz, com assessoria técnica de Kenji Saito. Os treinadores serão Fúlvio Miyata (masculino) e Andrea Berti (feminino). Gustavo Braga irá como fisioterapeuta da seleção brasileira, enquanto Chuno Mesquita representará o país na arbitragem.


Fonte: Media Guide Comunicação
Assessoria de impressa - CBJ
Foto: assistente técnico Kenji Saito

Werton consegue apoio da Ford Antares

Werton Júnior, 19 anos e 15 de judô, conseguiu um feito obtido por poucos no esporte piauiense: conseguiu o apoio da empresa Ford Antares para suas próximas viagens.

Atual bicampeão Sul-Americano, pentacampeão regional, bronze no Campeonato Brasileiro junior em 2008, Werton resolveu correr atrás de um apoio para suas próximas competições.

Batendo de porta em porta, após visitar 5 empresas eis que uma acreditou no talento de Werton "com os bons resultados que venho tendo, a Ford Antares reconheceu meu esforço e meu talento e abraçou essa idéia de me apoiar", conta Júnior.

Werton, já na Ford Antares comemorando apoio


O judoca fala do alívio de ter a certeza que irá para suas próximas competições "é um misto de felicidade e alívio, já que estou sem bolsa atleta e ainda tenho muitos campeonatos pela frente e agora posso treinar tranquilo, pois já sei que a viagem está garantida", diz Werton.

Com o semestre recheado de "desafios", Werton ainda tem pela frente o Campeonato Brasileiro sub-23 em Belo Horizonte-MG, O Jogos Universitários Brasileiros em Fortaleza-CE e Campeonato Brasileiro Junior em Cuiabá-MT, que vale vaga para o mundial da Grécia.

Foto: Divulgação

quinta-feira, 30 de julho de 2009

Cursos

OS 2 CURSOS (ARBITRAGEM E COORDENAÇÃO DE ÁREA/OFICIAIS DE MESA) SÃO MINISTRADOS NO DIA 01/08/2009 (SÁBADO).
ARBITRAGEM - PROFESSORES DANYS E TOMAZ.
HORÁRIO: MANHÃ E TARDE - 8/12HS E 14/17HS
LOCAL: COLÉGIO INEC
COORDENAÇÃO DE ÁREA / OFICIAIS DE MESA - PROFESSORES HÉLIO E TALITA / HILDELBRANDO.
HORÁRIO: MANHÃ - COORDENÇÃO DE ÁREA (8/12HS)
TARDE - OFICIAIS DE MESA (14/17HS)
LOCAL: COLÉGIO INEC
TAXA DE INSCRIÇÃO: R$10,00 - INSCRIÇÕES NO DIA DOS CURSOS.
OBS: POR FAVOR CONFIRMAR PRESENÇA COM O RUAN.
Fonte:FPIJ

Fabrício no Mundial Sub-17

Na manhã de hoje (30), Antônio Fabrício viajou para mais um desafio: I Campeonato Mundial Sub-17, na Hungria. O judoca, após vencer o campeonato Pan-Americano, no El Salvador, garantiu a vaga no primeiro mundial da categoria.

Fabrício chega a São Paulo hoje e permanece dois dias para treinamento com os demais atletas que compõe a seleção. Dia 03, a delegação do Brasil entra em terras húngaras para três dias de treinamento e aclimatação, o que não será problema para Fabrício, já que o clima em Budapeste, capital do país, encontra-se aproximadamente em 33 graus, temperatura média de Teresina.
Fabrício e seu técnico Queiroz , em momento de descontração.

No dia do seu aniversário e primeiro dia de competição (06), o judoca entrará no tatame para mostrar o seu judô e quem sabe lhe dá o seu próprio presente de aniversário - uma medalha de ouro.

"Espero trazer na bagagem muita experiência e uma medalha de ouro", diz Fabrício, que juntamente com Benito Mussolini e Sarah Meneses, formam o seleto "grupo" de judocas piauienses a participar de um campeonato mundial.
Foto: Júnior Araújo

quarta-feira, 29 de julho de 2009

Reconhecimento

Não sei se já falei aqui, mas voltei a treinar enquanto que estou de férias. Então, hoje foi bem proveitoso o treino e tivemos uma visita ilustre do Secretário Municipal de Esporte de Teresina, Roney Lustosa. Ele foi conferir de perto os atletas que vem se destacando e levando o nome do Estado à fora.

No tatame encontravam-se os atletas de renomados de Teresina: o representante piauiense no Campeonato Mundial da Hungria Antônio Fabricio, um papa-títulos Samuel Azevedo e a campeã brasileira Marília Ramos.

No treino da Academia Eugênio Forte-Judô Queiroz, estavam também presentes o presidente da Federação Piauiense de Judô, Danys Queiroz e o patrônomo do judô no Piauí, Abdias Queiroz.

Notícias da Irlanda

Mais uma vez, vim postar notícias de Aristófanes Souza, que se encontra em Dublin na Irlanda e de lá, mandou fotos do show da banda Irlandesa e mundialmente conhecida U2.
O show, acontecido no dia 27 de julho no Crock Park, estádio em que a seleção brasileira de futebol jogou ano passado contra a seleção irlandesa.

Abaixo, veja as fotos do nosso queridíssimo judoca-atleta-professor:
Aristófanes à frente do palco da banda de Bono Vox

Aristófanes contou ainda que o show foi incrivel e que não acreditava que estava realmente lá.

Agora mostrando a multidão com uma blusa aparentemente do Brasil

Mais notícias do nosso representante na Irlanda a qualquer momento!


Fotos: Arquivo Pessoal

terça-feira, 28 de julho de 2009

Saga de Joesley

Após a emoção de hoje no "cidade verde esporte", vocês vão poder acompanhar a maratona de lutas feitas por Joesley, no Campeonato Brasileiro sub-17, em Natal/RN, narrada por seu técnico e treinador Queiroz Filho. Confiram..
1º luta: Com o atleta do Ceará, Joesley dominou a luta toda e em nenhum momento correu risco. Aplicou um yuko de seoi-nague aos 2 minutos de luta e imobilizou de Ron-keza-gatami, garantindo assim a vitória.
2º luta: Com o atleta do Pernambuco, aos 10 segundos Joesley o projetou de kata-otoshi, conseguindo um wazari e aos 30s Joesley consegue um ippon de seoi nague. Tranqüilo e confiante, ele saiu vencedor da luta que esperamos ser mais difícil.
3º luta: Contra o carioca Matheus Machado campeão pan americano de 2009 e integrante da equipe que vai ao mundial sub-17 na Hungria, Joesley foi perfeito. Seguiu tudo que estava combinado e matou a estratégia do carioca e fez o seu judô. Saiu na frente com wazari de uchi-mata aos 2min de luta e se manteve atacando, mas aos 3min em diante Matheus cresceu na luta e os últimos 30seg de foi de tirar o fôlego. Ambos foram punidos com shido e Joesley foi punido sozinho no finalzinho com o 2º shido. Com o fim da luta se aproximando, Joesley ia se aproximando do ouro.
4º luta: A grande final com o paulista Nicolas. Joesley tinha perdido para o paulista há um mês na seletiva do Sul Americano em São Luiz. Falei ao Joesley “isso aconteceu porque eu não estava lá. Acredita em mim”. Ele começou a luta com a mesma disposição da luta anterior e foi logo dando yuko de kata-otoshi e no 2º minuto outro yuko, agora de seoi-nague. O paulista só foi perigoso após o 3º minuto de luta, onde aplicou yuko de tai-otoshi e seguida Joesley tomou shido e a luta ficou perigosa. Faltando 7s para o fim da luta o paulista vinha com tudo então Joesley entrou kata-otoshi para esfriar a luta e esperar o final.
Ai meus amigos foi só alegria, estou orgulhoso e feliz até agora. Imagina o Joesley, depois de tudo. Viajou de última hora. Os pais conseguiram a passagem no dia da viagem... Falei ao Danys, “ta difícil agente ir” e ele disse “eu garanto o hotel e a inscrição dele” e o resto já foi contado.
Joesley agradece ao prof. da Eugênio Fortes academia da piçarreira, que o ajudam na musculação, aos colegas do Madre Savina e a todos que seguram no kimono dele e o ajudaram a conquistar o ouro, em especial ao João Batista, Marília, Fabrício, Andre Lucas, Stanley, Juninho e Luciana, enfim à todos.

Arte é Arte!

Queiroz Filho e Fabrício: pausa pra foto.


Bom dia gente voltei das minhas férias e já posso retomar minhas atividades bloguisticas.
Estou aqui assistindo a Tv cidade verde e eu estou emocionada também. Como o judô é lindo e se diferencia de todos os outros, por ter uma filosofia maravilhosa de educação entre outras milhares de qualidades que se eu for citar, vai ser o dia todo.
Então, voltando, Queiroz, Joesley e Fabrício estão no programa do Herbert Henrique e os três se emocionaram por ter conquistado seus objetivos e já estarem almejando outros.
Joesley acaba de ser campeão brasileiro em Natal-RN, na categoria sub-17, eu sei bem como é você batalhar por um sonho e enfim conseguir e já ter outra meta É realmente emocionante. Fabrício, de origem humilde, está classificado para o Campeonato Mundial, na Hungria, em agosto e vai pra vencer!
Queiroz, como grande treinador, que nós o temos como pai, se emocionou também, por ter levado esses garotos a realizarem seus sonhos e fazer parte da história de vida de cada um deles.
Isso é só uma amostra de que "força, garra e determinação, fazem um campeão", palavras de D. Fátima, minha mãe.
Parabéns Joesley, Fabrício e Queiroz e boa sorte na Hungria.
Foto: Júnior Araújo

quarta-feira, 22 de julho de 2009

Novidades

O técnico Queiroz Filho teve uma semana recheada de alegrias. A primeira delas foi o convite para ser técnico da seleção brasileira que disputou a Copa do Mundo de BH, na semana que ele completava 22 anos de faixa preta e que o técnico afirma ter sido a melhor semana de toda sua carreira "aprendi muito com os melhores técnicos e atletas do brasil e do mundo. Técnicos como Luis Shinorhara, Henrique Guimaraes, o grande Fulvio Miyata e o alemão técnico da Austria Udo Queimmaz. E atletas como Tiago Camilo, Leandro Guilheiro e Flavio Canto etc...foram 7 dias emocionantes, vivido com total intensidade. Aparti desse dia garanto q o judô do Piauí não será mais o mesmo", afirma Queiroz.

A segunda, é a confirmação de Antônio Fabrício (descoberto por Queiroz, em seu Projeto Social), na seleção brasileira que irá disputar o Campeonato Mundial sub-17, em agosto na Hungria. O piauiense nascido na Vila de Jerusalém, entra em tatame europeu no primeiro dia de competição, dia 06 de agosto.

Queiroz (azul) e Fabrício (branco) durante treino no INEC.

Dedicado e Humilde como sempre, Fabrício faz questão de agradecer aos apoios "obrigado ao colégio Inec que doou uma bolsa de estudo integral. A Eugênio Fortes Academia que coloca toda sua estrutura à minha disposição, em especial ao professor Eugênio Fortes e aos professores da Eugênio Fortes da AV. Barão de Gurguéia", afirma Fabrício.

A terceira, é mais uma participação de piauienses no Campeonato Brasileiro sub-17, em Natal. A equipe está em fase de seleção dos atletas representantes e mais uma vez, Queiroz Filho fará parte da seleção piauiense como técnico.

Por conta do Campeonato Mundial, por ordem da CBJ, Fabrício não irá participar do campeonato brasileiro, em Natal, no período de 23 a 26 de julho.

Estamos esperando a confirmação dos nomes dos representantes piauiense no Campeonato Brasileiro sub-17.
Foto: Júnior Araújo.

João Derly não disputa mundial

O bicampeão mundial João Derly não poderá defender seu título este ano. O meio-leve sofreu uma séria lesão nos músculos abdominal e adutor direitos durante treinamento em Belo Horizonte, no último dia 8 de julho. O judoca foi avaliado pelo médico da Confederação Brasileira de Judô, Breno Schor, que considerou prematura a volta de Derly às competições:

“João não teve o tempo adequado para recuperação e participar de uma competição forte como o Mundial poderá agravar o quadro e desenvolver uma lesão crônica no local”, explica o médico. “Lutar o Mundial seria um sacrifício muito grande para o atleta, que não estaria em sua forma ideal. Ele teria apenas três semanas para estar totalmente recuperado e atingir seu pico técnico para lutar por uma medalha”, completa Schor.

A decisão de não participar do Mundial de Roterdã partiu de uma conversa conjunta entre o médico Breno Schor, o coordenador técnico Ney Wilson e o João Derly.

“Claro que fica um sentimento ruim por não poder lutar o Mundial, ainda mais depois de dois títulos. Mas chega uma hora que é preciso cuidar do corpo e não forçar a barra”, diz Derly, que ainda sente bastante dor na região machucada. “É uma lesão em um lugar ruim, que uso muito para os golpes. O tempo de recuperação correto é de seis a oito semanas, e não teria esse tempo para estar bem. Não dá para abreviar o tratamento”, lamenta o judoca, que tem a companhia da esposa Gabriela durante a temporada de fisioterapia em São Paulo.

O judoca ficará na capital paulista, em tratamento no Instituto Vita, até meados de agosto, quando retorna a Porto Alegre para dar início aos primeiros treinos com quimono. A volta às competições deverá ocorrer a partir de outubro.

“O mais importante para nós é recuperar o João 100% para que ele esteja em plenas condições de lutar pela vaga olímpica a partir do ano que vem. Esta temporada é a única que não vale pontos para a lista que definirá os classificados para Londres 2012, e por isso ele tem tempo para trabalhar com calma e curar as lesões. A partir de 2010, cada competição contará para as Olimpíadas e João precisa estar inteiro para buscar sua vaga”, afirma o coordenador técnico da seleção brasileira, Ney Wilson.

“A principal preocupação é mesmo quanto a ranking olímpico e tenho que estar bem em 2010 para lutar pela vaga. Estou confiante, pois há uma equipe muito boa cuidando de mim, gente que entende de atleta”, diz João Derly, que faz fisioterapia sob os cuidados de Nilton Petroni, o Filé, e sua equipe no Vita, sob orientação do médico Breno Schor.



Fonte: Media Guide Comunicação
Assessoria de Imprensa CBJ

Brasil convoca seleção para o Mundial

A Confederação Brasileira de Judô apresentou nesta terça-feira (21) os 13 judocas que representarão o Brasil no Campeonato Mundial Sênior, em Roterdã, na Holanda, de 26 a 30 de agosto. O país será representado na competição por Sarah Menezes (-48kg), Érika Miranda (-52kg), Rafaela Silva (-57kg), Danielli Yuri (-63kg), Maria Portela (-70kg), Rochelle Nunes (+78kg), Denílson Lourenço (-60kg), Leandro Cunha (-66kg), Leandro Guilheiro (-73kg), Nacif Elias (-81kg), Tiago Camilo (-90kg), Luciano Corrêa (-100kg) e Daniel Hernandes (+100kg).

“O Grand Slam do Rio de Janeiro e a Copa do Mundo de Belo Horizonte foram a arrancada do Brasil rumo ao Mundial da Holanda. Um investimento que já superou a verba usada em todo o último ciclo olímpico e oportunizou os atletas a ganharem pontos no ranking e estarem hoje sendo anunciados para representar o país no Mundial. De 2003 para cá nossos judocas já somaram nove medalhas três mundiais, ficando apenas uma atrás de todo o histórico de participações anteriores”, diz o presidente da Confederação Brasileira de Judô, Paulo Wanderley Teixeira.

O Coordenador Técnico Internacional da CBJ, Ney Wilson, explicou o critério utilizado para a escolha dos judocas.

“Desde 2007 que abolimos as seletivas internas, portanto, usamos o critério de quem este atleta venceu em eventos internacionais. Cada judoca foi direcionado para o evento em que haveria maior chance de ter o objetivo alcançado. Os mais jovens foram para copas do mundo, onde há a repescagem e, com isso, a maior chance de ganhar bagagem internacional. Os mais experientes nós enviamos para lutar em torneios maiores, como grand slam”, destacou Ney.

Caras novas na lista de convocados, o meio-médio Nacif Elias e a leve Rafaela Silva já fazem planos para a competição:

“Sabia que competir bem no exterior faria diferença para garantir a vaga para o Mundial. Achei até que seria mais difícil, já que sou jovem e não conheço tanto as atletas do meu peso”, diz Rafaela, 17 anos, campeã mundial júnior em 2008 e que subiu ao pódio no Grand Slam do Rio de Janeiro e nas Copas do Mundo de Madrid e Belo Horizonte este ano. “Ocupar a vaga que era da Ketleyn é uma responsabilidade, mas estou preocupada apenas em treinar mais e mostrar o meu judô”, completa a judoca nascida na Cidade de Deus, que ganhou a posição de Ketleyn Quadros, primeira medalhista olímpica do Brasil em esportes individuais no feminino.

“Sei que no mundial vou ter que entrar com muita concentração para surpreender e não ser surpreendido”, afirma o capixaba Nacif Elias, 20 anos. “Depois da medalha no Grand Slam do Rio não acredito que seja mais um atleta completamente desconhecido. Fico feliz que a CBJ apostou na renovação”, diz o judoca, que disputava a posição de titular com Flávio Canto.

Os experientes Luciano Correa e Leandro Guilheiro farão em Roterdã sua terceira participação em mundiais.

“Pelo primeira estou competindo sem dor, no melhor da minha forma física”, comemora o duas vezes medalhista olímpico Leandro Guilheiro.

“Esse ano está sendo muito bom para mim. Logo depois de Pequim reformulei minha forma de treinar e os resultados estão provando que foi uma melhora bastante significativa”, acredita o atual campeão mundial e líder do ranking da Federação Internacional de Judô, Luciano Corrêa.
Fonte: Assessoria de Impressa da CBJ
Media Guide Comunicação
Manoela Penna

terça-feira, 14 de julho de 2009

Competição e formas de ippon

Bom dia judocas, entrando nos últimos post's do digamos "conhecimentos gerais" do judô, hoje o post será sobre competição e alguns detalhes, de formas de ippon, que pessoas out of judo não conhecem tão bem quanto os praticantes da arte. Então, vamos aos detalhes:
TEMPO DE LUTA
5 MINUTOS
QUIMONO – um judoca AZUL E outro de BRANCO, para diferenciar ambos.
03 ÁRBITROS – 01 CENTRAL E 02 LATERAIS, TODA DECISÃO POR MAIORIA DE 03
CATEGORIAS – DIVIDAS POR: SEXO, IDADE, PESO E NÍVEL TÉCNICO.

TERMOS DE ARBITRAGEM

MATÊ - Parar
TATÊ - Levantar
SONO - MAMA - Não se mova
YOSHI - Continuar
HAJIME - Começar
SOREMADE - Fim de luta
OSSAE - KOMI - Imobilizar ou imobilização
TOKETA - Desfeita

PONTOS - FALTAS
KOKA
SHIDÔ
YUKO
CHUI
WAZARI
KEIKOKU
IPPON
RANSOKU MAKE

FORMAS DE IPPON

·NAGUE - WAZA - projeção perfeita
·OSSAE - WAZA -imobilizar 25 segundos
·WAZARI - AWASSETE - IPPON - um ponto por duas técnicas
·SHIME - WAZA - estrangulamento
·KANSETSU - WAZA - chaves de braço

FORMAS DE VITÓRIA

·KIKEN - GASHI - vitória por abandono
·YUSEI - GASHI - vitória por vantagem (HANTEI)
·FUSEN - GASHI - vitória por ausência
·SOGO - GASHI - VITÓRIA por combinação de uma FALTA (KEIKOKU) mais um PONTO (WAZARI).

PS: o judô sendo uma arte marcial japonesa, os praticantes também aprendem as expressões no mesmo idioma da origem do esporte, o que deixa o judô mais lindo ainda, porque além de envolver toda a filosofia que abrange a palavra ju-do, ainda aprendemos um pouquinho do idioma.
Fonte: FPIJ

segunda-feira, 13 de julho de 2009

Espírito do judô

Bom dia seguidores, continuando o histórico de judô, vamos hoje conhecer os espíritos do judô.
Os espíritos do judô seria uma espécie de mandamentos, o qual todo judoca deve conhecer e seguir.
1. Conhecer-se é dominar-se, e dominar-se é triunfar.
2. Quem teme perder já está vencido.
3. Somente se aproxima da perfeição quem a procura com constância, sabedoria e, sobretudo, humildade.
4. Quando verificares com tristeza, que nada sabes, terá feito teu primeiro progresso no aprendizado.
5. Nunca te orgulhes de haver vencido um adversário. Ao que venceste hoje, poderá derrotar-te amanhã. A única vitória que perdura é a que se conquista sobre a própria ignorância.
6. O Judoca não se aperfeiçoa para lutar, luta para se aperfeiçoar.
7. Saber cada dia um pouco mais, utilizando o saber para o bem, esse é o caminho do verdadeiro judoca.
8. Praticar o Judô é educar a mente a pensar com velocidade e exatidão, bem como o corpo a obedecer com justeza. O corpo é uma arma cuja eficácia depende de precisão com que se usa a inteligência.
9. Nas águas do rio da vida, chega mais longe, quem nada como deve, quando deve e até onde deve.
10. Ceder para vencer.
11. Judoca é o que possui: inteligência para compreender aquilo que lhe ensinam; paciência para ensinar o que aprendeu aos seus semelhantes e fé para acreditar naquilo que não compreende.
12. A fraqueza é susceptível, a ignorância é rancorosa, o saber é a força da compreensão, aquele que compreende perdoa.
Fonte: FPIJ

domingo, 12 de julho de 2009

Sarah é prata na copa do mundo de BH

No último sábado (11), a judoca Sarah Meneses conquistou mais uma medalha em copas do mundo, dessa vez foi na capital mineira, Belo Horizonte. Perdendo na disputa do ouro para a gaúcha Taciana Lima, Sarah ficou com a prata.

Sarah era favorita da competição na sua categoria (-48kg), já que a judoca conquistou duas medalhas de ouro, em Lisboa e Madri.

Taciana (branco) e Sarah (azul) na disputa de pegada

Taciana, após desbancar a piauiense Sarah com um yuko, se emocionou “O choro é da emoção e para botar tudo para fora e sentir que todo o trabalho que fiz foi válido. Desde janeiro que só tenho um dia de descanso por semana. É um ouro chorado, mas chorado de alegria”, diz Taciana Lima.

Abaixo, confira o resultado final do primeiro dia de competição:

-60 kg
1. LOURENCO, Denilson (BRA)
2. VERSOLATO, Felipe (BRA)
3. AYRES, Ricardo (BRA)
3. PELIM, Phelipe (BRA)
5. CASTILLO, Nabor (MEX)
5. CHAPARRO, Jesus (MEX)
7. KUNIHIRO, Aaron (USA)
7. WILL, Frazer (CAN)

-48 kg
1. LIMA, Taciana (BRA)
2. MENEZES, Sarah (BRA)
3. PRILL, Wasilisa (GER)
3. TOLEDO, Catiere (BRA)
5. ALVAREZ, Luz Adiela (COL)
5. PRADO, Veronica (USA)
7. CARRILLO, Edna (MEX)
7. SUAREZ, Luciana (URU)

-52 kg
1. SOUZA MIRANDA, Erika (BRA)
2. KRAEH, Mareen (GER)
3. FERNANDES, Andressa (BRA)
3. SANCHEZ, Yulieth (COL)
5. BRAVO, Nadia (ARG)
5. RODRIGUEZ, Jeanette (USA)
7. CARDENAS, Andrea (MEX)
7. RENAUD-ROY, Eve (CAN)

-57 kg1.
1.HEIN, Marlen (GER)
2. PENALBER, Giullia (BRA)
3. BEN MELECH, Liraz (ISR)
3. SILVA, Rafaela (BRA)
5. DELGADO, Angelica (USA)
5. LIMA QUADROS, Ketleyn (BRA)
7. CAMPOS, Katherine (BRA)
7. LEON, Ana (MEX)

-63 kg
1. GERBI, Yarden (ISR)
2. AHRENS, Claudia (GER)
3. MALZAHN, Claudia (GER)
3. YURI BARBOSA, Danielli (BRA)
5. MINAKAWA, Camila (BRA)
5. SCHLESINGER, Alice (ISR)
7. NAKAO, Janine (USA)
7. RANSON, Christal (USA)
Fonte: noticiascbj
Foto: Márcio Rodrigues/FOTOCOM.NET

sábado, 11 de julho de 2009

Luciano Corrêa lidera ranking mundial

O meio-pesado Luciano Corrêa coroou sua regularidade no Circuito Mundial da Federação Internacional de Judô com a liderança no ranking da entidade, divulgado nesta quinta-feira (9). Depois das três pratas na temporada (Copa do Mundo de Budapeste e Grand Slam de Moscou e Rio de Janeiro), Luciano confirmou a condição de um dos melhores de sua categoria no momento ao somar 552 pontos no ranking, 12 a mais do que o holandês Elco Van der Geest, em segundo.

"Consegui manter uma boa constância nos eventos este ano. E é exatamente disso que vou precisar a partir do ano que vem, quando o ranking já começará a valer classificação para as Olimpíadas de Londres", disse o atual campeão mundial dos meio-pesados, que além dos três pódios, foi quinto no Grand Slam de Paris. "Tenho que estar preparado para suportar a carga de treinamentos e competições que serão importantes para manter uma boa colocação no ranking mundial", completou o atleta do Minas Tênis Clube.

Luciano Corrêa (azul), na disputa de pegada

Outros brasileiros também aparecem entre os dez primeiros do ranking mundial: Leandro Guilheiro (-73kg) e Sarah Menezes (-48kg) estão em quarto; Eduardo Santos (-90kg) é o sétimo com 288 pontos, seguido de perto por Tiago Camilo (240 pontos, em décimo) e Hugo Pessanha (228 pontos, em 12); João Derly (-66kg), Daniel Hernandes (+100kg) e Rafaela Silva (-57kg) aparecem em oitavo. Nacif Elias, prata no meio-médio no Grand Slam do Rio de Janeiro, já aparece em 16 na lista desta semana.


Fonte: Media Guide Comunicação

Foto: Márcio Rodrigues - fotocom.net



sexta-feira, 10 de julho de 2009

Twitter

Gente, já que as novas tendências não podem ficar de fora da rotina de uma futura jornalista, me vi obrigada a aderir o mais novo sucesso dos internautas pelo mundo afora - twitter.
Então, os judocas, atletas, esportistas em geral que tiverem twitter ou pretendem ter me sigam no @tassia_araujo e também no @judo_piaui.
sigam-me os bons!

O judô no Brasil

Bom dia pessoas, hoje vamos ficar sabendo um pouquinhos mais da trajetória do judô no Brasil.
O primeiro post do blog foi dedicado a história do judô, desde seu surgimento (no Japão) até sua chegada no Piauí, mas como vocês estão podendo acompanhar, a cada dia, mais detalhes são contados por aqui, com ajuda do Pres. da FPIJ - Denys Queiroz, que disponibilizou uma excelente material com várias informações.
O Judô no Brasil foi introduzido no inicio do Século XX pelos primeiro imigrantes japoneses que vieram trabalhar na lavoura do café em fazendas localizadas nos estados de São Paulo e Paraná. O Brasil teve dois grandes mestres desse esporte que lamentavelmente passaram despercebidos diante de nosso público devido a empresa especializada dar valor apenas ao Futebol. Foram eles Ryuzo Ogawa e Sensei Ono.
Ryuzo Ogawa foi uma das maiores autoridades mundiais em Judô tendo nascido no ano que Jigoro Kano fundou a Kodokan e iniciado sua prática de Judô com 9 anos, treinando de 3 a 4 horas por dia. Foi honrado com o diploma de mérito do Imperado Meiji, por uma demonstração feita em Tóquio, tendo se tornado professor das crianças da realeza.

Em 1934, quando contava 52 anos imigrou para o Brasil. Sendo possuidor do nono grau era uma das maiores autoridade mundiais em Judô e, embora tivesse fundado a Associação Budokan do Brasil em 1945, jamais recebeu por parte da impressa especializada a atenção que merecia. Na década de 60 a revista americana Black Belt dedicou extensa reportagem a sua pessoa reconhecendo-o como um dos grandes mestres mundiais nessa modalidade.

Ao falecer com noventa e poucos anos de idade deixou atrás de si uma fortíssima organização de Judô com quase oitenta academias. Dizem que quando Sensei Ono chegou ao Brasil alugou um boxe no mercado municipal de São Paulo onde enfrentava qualquer adversário. Mais tarde tendo estabelecido sua escola de Judô veio a se tornar um figura lendária e muito popular no estado de São Paulo, tendo treinado seu sobrinho Akira Ono, que viria a se tornar o primeiro brasileiro a vencer os Jogos Pan-americanos de Judô.
Abraços, até amanhã.
Fonte: FPIJ

quinta-feira, 9 de julho de 2009

A tradição do Brasil em Olimpíadas

O Brasil tem certa tradição no judô em Jogos Olímpicos. Em dez Olimpíadas em que a modalidade foi disputada, o país conquistou doze medalhas (duas de ouro, três de prata e sete de bronze). Em apenas três edições o Brasil não subiu ao pódio.
O judô estreou como modalidade olímpica em Tóquio-1964. O Brasil teve apenas um representante, o japonês naturalizado Lhofei Shiozawa. Ele não foi mal, chegando às quartas-de-final na categoria dos médios.
O judô não foi disputado na Olimpíada de 1968, no México. Em Munique-1972, veio a primeira medalha brasileira no judô - de bronze, através do meio-pesado Chiaki Ishii (pai da judoca Vânia Ishii, medalha de ouro no Pan-Americano de 99).
Após um jejum de 12 anos, o Brasil foi muito bem na Olimpíada de 1984, em Los Angeles. Douglas Vieira, na categoria meio-pesado, chegou à medalha de prata. Luis Onmura, no peso leve, e Walter Carmona, nos médios, conquistaram o bronze.
Em 1988, o meio-pesado Aurélio Miguel, que havia sido cortado da Olimpíada em 1984 em favor de Douglas Vieira, conquistou a primeira medalha de ouro do judô brasileiro. "Cheguei como um dos favoritos. Quando ganhei, toda a minha história me veio à cabeça, o esforço, as brigas... A gente fica meio bobo nessa hora", afirmaria mais tarde o campeão.

Foto: Julio Muniz, EFE
-
Ketlyn Quadros, a primeira medalhista do Brasil em esportes individuais.

Na Olimpíada de Barcelona em 1992, mais uma medalha de ouro: Rogério Sampaio, na categoria meio-leve. Irmão de Ricardo Sampaio, que competira na Olimpíada de Seul-1988, Rogério venceu todos os combates, e dedicou a medalha de ouro ao irmão, que se suicidara um ano antes.
Em Atlanta-1996, Aurélio Miguel chegou decidido a conquistar a medalha de ouro novamente, após o fracasso em Barcelona. Ele vencia o polonês Pawel Nastula a menos de 20 segundos do final, quando permitiu que o adversário lhe aplicasse um golpe e o limitasse à disputa da medalha de bronze. Ele obteve a medalha, mas sentiu-se derrotado. O Brasil ainda conquistou mais uma medalha, desta vez com Henrique Guimarães, na categoria meio-leve, a mesma em que Rogério Sampaio fôra campeão em 92.
Já em Sydney (2000), mais 2 medalhas para o Brasil, duas de prata, conquistadas pelos judocas até 90 kg Carlos Honorato e do leve Tiago Camilo.
Em Atenas (2004) conseguimos mais 2 medalhas de bronze, conquistadas pelos judocas até 73 kg Leandro Guilheiro e o meio médio Flávio Canto.

E em Pequim (2008), conseguimos a primeira medalha feminina em esporte individuais com a judoca Ketlyn Quadros, que conquistou a medalha de bronze. Novemente Tiago Camilo sobe ao podio e conquista a medalha de bronze (prata em Sydney) e Leandro Guilheiro (bronze em Atenas), arrematou mais outro bronze.
Fonte: FPIJ

quarta-feira, 8 de julho de 2009

A origem do tatami

Bom dia sequidores, hoje vamos saber um pouco mais da origem do tatami. Esse, que não é utilizado somente na prática do judô, mais também em outras artes marciais, como jiu-jitsu, boxe, entre outros.
Originado da palavra tatamu, que significa dobrar, o tatami (esteira) é um elemento-chave da decoração nipônica pois faz parte da milenar cultura japonesa o ato de se sentar e/ou deitar diretamente no chão, em cima de esteiras.

Sua origem remonta a era primitiva quando os japoneses tinham o hábito de trançar vegetais nativos. Os camponeses costumavam usar muito os trançados feitos com palha de arroz, pois era um material abundante nos campos de cultivo. Por ter uma superfície lisa, resistência, flexibilidade e comprimento, os trançados feitos com igusa (junco), ganharam destaque na sociedade antiga e passaram a ser utilizados em cerimônias religiosas e por nobres. Inclusive eles começaram a ser chamados de goza (lugar de sentar), sendo destinados para os deuses nas cerimônias antigas.

No início a palavra tatami era designada para descrever os objetos dobráveis ou os usados para aumentar a espessura para as pessoas poderem se acomodar em cima. Foi a partir do período Heian (794 – 1192), que o tatami começou a tomar à forma conhecida nos dias de hoje.

Naquela época as casas dos nobres tinham muitos aposentos e os tatamis (feitos de palhas de arroz firmemente atadas e cobertas com uma fina esteira de igusa) eram colocados sobre o assoalho de madeira nos locais onde eram necessários assentos. Eles ainda não eram utilizados para forrar todo o piso.

A hierarquia podia ser observada através do tipo de tatami utilizado, pois quanto maior o nível do nobre, a esteira era mais grossa, tinha mais camadas e o heri (fita de tecido que fica na beirada) tinha desenhos e coloridos diferentes.
Abraços, até amanhã.
Fonte: FPIJ

terça-feira, 7 de julho de 2009

Lendas sobre a origem do judô

Bom dia a todos, voltando com o histórico do judô, hoje vou postar sobre a lenda da origem do judô.
No início havia duas lendas, transmitida de boca em boca durante milênios. Conta uma destas lendas que, certa vez um menino chinês, de nome Li-tei-feng, observou assustado como, durante uma grande tempestade, as maiores árvores eram arrancadas e os galhos mais grossos dobrados.
Salvou-se apenas uma pequena arvorezinha. Ela simplesmente inclinou sua copo até o chão. Mas quando a tempestade parou de arrasar tudo na sua frente, a arvorezinha levantou a copa e estava lá, tal como antes.
O local desta lenda - em algum lugar no centro da China - ainda hoje e considerado o local de nascimento do principio do Judô "ceder para vencer".
Já a outra lenda de também tradição oriental, porém japonesa, fala de um salgueiro e de uma cerejeira no inverno. Os galhos de cerejeira quebravam tal fósforo sob o peso da neve, enquanto que o salgueiro, flexível, cedia, fazia a neve escorregar e não lhe dava chance de pressioná-lo. Outra vez o mesmo princípio de "ceder para vencer".
Pode ser que essas duas ocorrências apadrinharam - em algum lugar, alguma época e de alguma forma - realmente o aparecimento e desenvolvimento do Jiu-Jítsu. Mas não existem prova de que realmente foi assim.
Abraços, até amanhã!!

segunda-feira, 6 de julho de 2009

Sarah garante o bronze no Grand Slam

A piauiense Sarah Meneses (-48kg), garantiu no ultimo sábado (04), a medalha de bronze no Grand Slam, no Maracanãzinho, no Rio de Janeiro.

A judoca que havia vencido as etapas de Lisboa e Madri da copa do mundo, teve como adversárias a americana Veronica Prado cuja piauiense venceu por ippon na primeira rodada, derrotando em seguida a belga Amelie Rosseneu, por yuko e na semifinal perdeu para a japonesa Emi Yamagishi, o que lhe rendeu o bronze, já que no Grand Slam não tem repescagem e os semifinalistas derrotados garantem o terceiro lugar.


Sarah (de azul) e a americana Veronica Prado (de branco)

Além de Sarah, medalharam tambpem no primeiro dia de competição, os brasileiros Leandro Guilheiro (-73kg) que garantiu a medalha de prata já Erika Miranda (-52kg) e Rafaela Silva (-57kg) ficaram com o bronze.

O único ouro do Brasil, foi conquistado por Daniel Hernandes (+100kg). Ainda no domingo (05), segundo dia de competição mais 5 judocas obtiveram medalhas: 3 medalhas de prata com Hugo Pessanha (-90kg), Luciano Corrêa (-100kg) e Nacif Elias (-81kg) e 2 bronzes com Eduardo Santos e Tiago Camilo, que perderam na semifinal na categoria até 90 kg.
Fonte: cidadeverde.com e jornal Meio Norte.
Foto: judoworldtour.com.br

sábado, 4 de julho de 2009

Lembrando..

So lembrando, que hoje, Sarah Meneses disputa o Grand Slam no Rio de Janeiro.
Ficaremos na torcida.
Sorte Sarah.

sexta-feira, 3 de julho de 2009

Treinador piauiense integrará Seleção Brasileira de Judô

O treinador Queiroz Filho é o mais novo integrante da seleção Brasileira de Judô. O treinador piauiense fará companhia às judocas Sarah Menezes (até 48 kg) e Reigiane Silva (até 52 kg). Os três integrarão a delegação brasileira que embarca para Belo Horizonte na próxima segunda-feira (6). Essa é a nona convocação de Queiroz Filho para fazer parte da comissão técnica da seleção, a segunda este ano “Fiquei muito satisfeito com o convite da CBJ. Há muito tempo, estamos conversando, e eles demonstram ter esse interesse em colocar algum nordestino entre os técnicos do quadro nacional”, afirmou o piauiense.
Queiroz Filho foi convocado na noite de quarta-feira (1), pela Confederação Brasileira de Judô para ser um dos seis treinadores do país. Esta será a primeira vez que ele participará tanto de treinamentos quanto de competições na categoria adulta. O treino internacional acontece entre os dias seis e dez de julho, enquanto as lutas serão disputadas nos dias 11 e 12. O Brasil será representado no torneio por 56 atletas.
De acordo com o treinador, esse período em Belo Horizonte será bom tanto para ele quanto para o judô piauiense “Esse treinamento será bom também para o nosso judô. Lá, vou aprender coisas novas e aperfeiçoar outras, que poderei passar para os meninos aqui”, frisou Queiroz Filho. Ele comentou ainda que, na capital mineira, terá contato com os melhores judocas do país, incluindo atletas como João Derly e outros medalhistas olímpicos.
Fonte: Associação Judô Queiroz em nome de José Fernandes

quinta-feira, 2 de julho de 2009

Meu agradicimento!!!

Ultimamente venho percebendo que aumentou o número de comentários no blog. Fico feliz com a repercussão e gostaria de pedir a todos que o acessam, que me mandem também novidades, seus perfis, fotos, informações, que será postado com todo carinho e cuidado.
Deixarei meu email, que é o mesmo do msn para qualquer contato.
Obrigada a todos e conto com a colaboração de vocês.
Abraços e bom descanso.
tassia_araujo@msn.com

O que é judô?

Bom dia seguidores. Hoje, destino o post ao amantes do judô, que não conhecem de onde vem essa linda arte marcial, seu criador e seus espíritos, que é uma espécie de "mandamentos" a serem seguidos (próxima postagem), por aqueles que pretendem ser verdadeiros judocas, no mais abrangente significado da palavra.
Acompanhem...

Jigoro Kano
O conceito de JudôJu (delicadeza, suavidade) dô (caminho)
Então Judô significa Caminho da Suavidade ou Caminho da delicadeza.
O Judô é um esporte e doutrina criados pelo professor Jigoro Kano. Com a revolução de costumes que abalou o Japão a partir de 1868, dedicou-se ele a viver o Ju-Jitsu, partindo de escolas e de antigos mestres. Lançou então, um método próprio, a que chamou Judô, eliminando os golpes mais lesivos(socos , pontapés) porque a finalidade já não era mais formar guerreiros, mas cidadãos pacíficos ao contrario do Ju-Jitsu antigo.

O Judô esportivo atual resultou da incrementação das competições (shias) que antes visavam apenas a verificar o avanço técnico. Hoje, existem campeonatos mundiais e continentais e o Judô tornou-se esporte olímpico. O seu maior núcleo de ensino e divulgação é o Instituto Kodokan, em Tóquio, fundado pelo professor Jigoro Kano em 1882.

Sendo assim, em 1882, nasce o Judô da Kodokan, o grande caminho de todo mundo. Do Ju-Jitsu, arte marcial ao Judô moderno, houve uma grande reviravolta e desde então, desenvolveu cada vez mais a parte espiritual e quarenta anos após, esse fecho situava-se nos dois enunciados, o uso da energia para o bem e o progresso, próprio e dos outros.

Abraços.


Fonte: FPIJ

quarta-feira, 1 de julho de 2009

Seleção do Brasil definida para o Grand Slam e Copa do Mundo

A seleção brasileira de judô está definida para a disputa do Grand Slam do Rio de Janeiro, etapa do Circuito Mundial da Federação Internacional de Judô que acontece neste fim de semana (4 e 5 de julho), no Maracanãzinho. O evento contará com a participação de 210 atletas de 25 países, entre eles potências como o Japão, Holanda e França. A seleção chega ao Rio nesta quinta-feira, dia 2. A equipe também representará o Brasil na Copa do Mundo de Belo Horizonte, nos dias 11 e 12.
Por ser "dono da casa", o Brasil será representado por quatro equipes masculinas e quatro femininas. Entre os convocados estão todos os medalhistas olímpicos e mundiais em atividade do país. Os demais países têm o direito de inscrever dois atletas por categoria.
O Grand Slam do Rio de Janeiro será o terceiro grande evento internacional realizado no Brasil em dois anos. E o retrospecto dentro de casa é muito favorável. Em 2007, nos Jogos Pan-Americanos, foram 13 medalhas e uma campanha que empolgou os torcedores. Em setembro do mesmo ano, a histórica participação no Campeonato Mundial do Rio de Janeiro. Quatro medalhas, sendo três de ouro.
“Lutar em casa é sempre especial. A torcida é o combustível que precisamos na hora de nos superarmos na luta. Com certeza esta oportunidade de mostrar para milhares de pessoas dentro do ginásio o nosso esporte é muito boa”, diz o bicampeão mundial João Derly, ouro no Pan do Rio e no Mundial 2007.
O Brasil será representado por:
MASCULINO:
Denilson Lourenço (-60kg), Ricardo Ayres (-60kg), Phelipe Pelim (-60kg), Felipe Kitadai (-60kg), João Derly (-66kg), Leandro Cunha (-66kg), Luis Revite (-66kg), Alex Pombo (-66kg), Leandro Guilheiro (-73kg), Marcelo Contini (-73kg), Rodrigo Rocha (-73kg), Felipe Braga (-73kg), Flávio Canto (-81kg), Nacif Elias (-81kg), Raphael Lins (-81kg), Guilherme Luna (-81kg), Eduardo Santos (-90kg), Tiago Camilo (-90kg), Hugo Pessanha (-90kg), Felipe Oliveira (-90kg), Luciano Corrêa (-100kg), Leonardo Leite (-100kg), Carlos Honorato (-100kg), Leandro Gonçalves (-100kg), João Gabriel Schlittler (+100kg), Walter Santos (+100kg), Daniel Hernandes (+100kg), Rafael Silva (+100kg),
FEMININO:
Sarah Menezes (-48kg), Daniela Polzin (-48kg), Taciana Lima (-48kg), Catierê Maia (-48kg), Érika Miranda (-52kg), Andressa Fernandes (-52kg), Raquel Silva (-52kg), Regiane Carvalho (-52kg), Ketleyn Quadros (-57kg), Katherine Campos (-57kg), Mariana Barros (-57kg), Rafaela Silva (-57kg), Danielli Yuri (-63kg), Adila Santos (-63kg), Camila Minakawa (-63kg), Mariana Silva (-63kg), Maria Portela (-70kg), Márcia Costa (-70kg), Natália Bordignon (-70kg), Marilia Costa (-70kg), Claudirene Cezar (-78kg), Rafaela Nitz (-78kg), Steffani Lupetti (-78kg), Luciana Mazetto (-78kg), Priscila Marques (+78kg), Rochele Nunes (+78kg), Samantha Soares (+78kg) e Istelina Silva (+78kg).
Fonte: Media Guide Comunicação
Assessoria de Imprensa da Confederação Brasileira de Judô / Judo World Tour Brazil 2009